A Av. Movimento das Forças Armadas, junto ao Mercado Municipal da Costa da Caparica, vai ser pedonalizada de forma definitiva no troço entre a Rua D. João VI e a Rua Padre Baltazar. A intervenção pretende dar continuidade ao eixo pedonal associado ao mercado e à Praça da Liberdade.
A solução foi testada pela primeira vez durante a Semana da Mobilidade de 2023 e será agora implementada de forma definitiva, três anos depois, durante a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de setembro de 2026. A intervenção parte da experiência então realizada, apresentando agora uma solução consolidada e ampliada.
O objetivo é contribuir “para a criação de mais espaço para as pessoas e para a valorização do comércio local”, seguindo o exemplo de outras áreas pedonalizadas e zonas de acesso condicionado na Avenida da República e na Rua dos Pescadores, explica a Câmara Municipal de Almada (CMA), no texto que acompanha a programação da Semana Europeia da Mobilidade 2026.
Numa primeira fase, a solução, que implica também o encerramento da circulação automóvel na Travessa António Martins, será “testada e estabilizada com as populações e acompanhada no terreno”, adianta a autarquia.
O acesso continuará a ser permitido, de forma regulamentada, para cargas e descargas e para apoio ao funcionamento dos mercados. Já o tráfego automóvel de atravessamento será restringido através da colocação de barreiras nos topos do arruamento e de sinalização adequada.
Segundo a CMA, a intervenção prevê ainda a instalação de sinalização vertical informativa sobre o acesso à Av. Movimento das Forças Armadas, a criação de lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada e para cargas e descargas, bem como a colocação de floreiras e de impedimentos metálicos.
Concluída a fase de experimentação, a intervenção será integrada num projeto global de reformulação do espaço público, que prevê a “renovação do pavimento e a criação de uma imagem urbana mais coerente para toda a zona”, conclui a autarquia.
Zona histórica de Almada Velha vai ter acesso automóvel condicionado






Se cuidassem da limpeza das ruas da Costa e cuidassem da Costa como um lugar normal como fazem muitas autarquias do país era bem melhor. Existe 1 abaixo assinado a exigir que a rua se mantenha como está. O desejo dos moradores, habitantes e comerciantes não conta. As pessoas nao circulam bem pelos passeios? Que impede tal? Há assim magotes de pessoas a passear? Querem destruir os comerciantes e deixar uma avenida moribunda, como aconteceu na av d Afonso Henriques em Almada, por causa do Metro, que fecharam montes de lojas. A CMA nos últimos tempos tem trabalhado a favor de quem? Dos municipedes? Só ouço comentários independentes a dizer que anda tudo ao abandono.
Na verdade, passei há 2 dias na estrada da paragem do metro da universidade para a trafaria e a estrada parece “emparedada”, porque as bermas estão sem corte de vegetação alguma e ao abandono. Os peões (que a CMA se apraz em desafogar seus caminhos nuns sítios de eleição??…), circulam pela estrada por longa extensão, altamente desprotegidos de acidentes. Onde está a programação dos serviços de limpeza e manutenção da CMA? Haverá grande desorientação e desentendimentos na gestão da coisa? É o que parece!!!???
No site Almada mais perto (infocontrol) existem milhares de diversas ocorrências, feitas pelos municipedes, que muitas delas não estarão resolvidas e que deveriam ser verificadas regularmente e informadas por fiscais devidamente qualificados, para os diversos serviços virem a resolver.
Gestão eficaz e competente sff D. CMA, lhe pedimos…
E que tal fazerem um Cilo para Automóveis à entrada sa Costa e outro em Almada?