Festa da Maia: Cova da Piedade enche-se de tradição no dia 1 de maio

Tradição celebra a chegada do verão com a construção de “Maias” – bonecas de palha vestidas de branco e enfeitadas com flores.

Na próxima sexta-feira, dia 1 de maio, realiza-se, na Cova da Piedade, a Festa da Maia, uma tradição que recupera a história local do concelho de Almada que se realiza desde 1992. A festa decorre durante toda a manhã no Largo da Romeira e no Jardim da Cova da Piedade.

Organizada pela União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, a Festa da Maia tem início às 9h45, junto às instalações da Assembleia Municipal, com a saudação da Banda da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP) à população. Após a concentração e a receção aos participantes no Largo da Romeira, inicia-se, às 10h30, o Desfile das “Maias”, que vai percorrer as ruas da Cova da Piedade até ao Largo 5 de Outubro.

Já no Jardim da Cova da Piedade, entre as 11h e as 13h, a programação continua com atuações musicais, ateliês de construção de “Maias” – bonecas de palha vestidas de branco e enfeitadas com flores –, e de pinturas faciais e, ainda, outras atividades relacionadas com andas e malabarismo.

Com origem numa tradição regional do Algarve e no culto à deusa grega Maia Maiestas, que representava a fecundidade e a primavera, a Festa da Maia foi trazida para a Cova da Piedade e para a Romeira por mulheres algarvias que vieram viver para perto das fábricas de cortiça, criando “vilas operárias”.

Para além de representar as migrações dos séculos XIX e XX, devido à industrialização, a Festa da Maia assinala o primeiro dia do mês de maio e procura receber o verão e afastar o inverno, através da construção de “Maias”.

- PUBLICIDADE -
referencia

A Festa da Maia iniciou-se em 1992 com a criação da primeira Maia moderna por Amélia Albuquerque, conhecida como a “mãe da Maia”, que adicionou à tradição os fios de ouro.

Almada celebra o espírito livre do gypsy jazz no Festival Jazz Manouche

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
cova-outubro

Últimas

PUBLICIDADE
sons-outono

Mais Notícias

PUBLICIDADE
jantar_cinema_almadense-300x600px

Artigos Relacionados

Espetáculo “Stories4Boyz” traz ao Casino da Trafaria uma reflexão sobre as relações entre pais e filhos

Peça do Prometeu Teatro estreia-se na Trafaria a 23 de outubro, propondo uma reflexão sobre a relação entre pai e filho, os modelos de masculinidade e as desigualdades sociais.

Greve provoca constrangimentos no Metro Sul do Tejo entre 20 e 27 de outubro

A circulação do Metro Sul do Tejo deverá sofrer perturbações entre os dias 20...

Agroparque da Costa da Caparica celebra Dia Mundial da Alimentação

O Agroparque Terras da Costa do Mar, na Costa da Caparica, abre as portas...

D. Quixote chega ao palco do Teatro Joaquim Benite em Almada

O espetáculo “O Cavaleiro da Triste Figura” sobe ao palco nos dias 17 e 18 de outubro, numa proposta de teatro para toda a família que cruza fantasia, humor e reflexão sobre a importância do pensamento crítico.