Exposição “Redeiras”, de Ally Nolan, inaugura na Galeria Municipal de Arte de Almada

As chamadas "redeiras" do Olho de Boi inspiraram a irlandesa na sua criação artística.  

A Galeria Municipal de Arte, em Almada, inaugura no próximo dia 13 de março, às 19h, a exposição “Redeiras”, da artista irlandesa Ally Nolan, que presta tributo às mulheres que fizeram história na antiga fábrica de redes de pesca do Olho de Boi.

O projeto resulta de uma investigação iniciada em 2025, quando a artista realizou uma residência artística na zona do Olho de Boi. Ao descobrir que o estúdio onde trabalhava tinha sido, no passado, uma antiga fábrica de redes de pesca, Nolan decidiu aprofundar a história do local e das mulheres que ali exerciam o ofício de produzir redes de pesca manualmente: as chamadas redeiras.

“Reconhecendo semelhanças entre o ofício das redeiras almadenses e algumas tradições artesanais femininas na Irlanda, onde a produção e o conserto manuais também faziam parte da vida laboral das mulheres, Nolan estabeleceu paralelismos inspiradores para a sua prática artística.”, descreve a Câmara Municipal de Almada na apresentação da mostra.

Os primeiros trabalhos surgiram a partir da utilização de diferentes técnicas e materiais, entre os quais transferências de fotografias de arquivo, bordado manual, pintura acrílica, gravação a laser e feltro. Ao longo de cerca de um ano, o projeto foi sendo desenvolvido e aprofundado como uma resposta artística às histórias e memórias associadas ao lugar.

A exposição integra também várias peças pertencentes ao acervo do Museu de Almada, incluindo fotografias históricas, documentos de arquivo, utensílios e ferramentas utilizadas na atividade. Está patente na Galeria Municipal de Arte até ao próximo dia 20 de junho.

Teatro Extremo estreia “Volta ao Mundo em 80 Caixas” em Almada

- PUBLICIDADE -
piaget-MREC

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
cova-outubro

Últimas

PUBLICIDADE
tricot-cova

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Espetáculo “Stories4Boyz” traz ao Casino da Trafaria uma reflexão sobre as relações entre pais e filhos

Peça do Prometeu Teatro estreia-se na Trafaria a 23 de outubro, propondo uma reflexão sobre a relação entre pai e filho, os modelos de masculinidade e as desigualdades sociais.

Greve provoca constrangimentos no Metro Sul do Tejo entre 20 e 27 de outubro

A circulação do Metro Sul do Tejo deverá sofrer perturbações entre os dias 20...

D. Quixote chega ao palco do Teatro Joaquim Benite em Almada

O espetáculo “O Cavaleiro da Triste Figura” sobe ao palco nos dias 17 e 18 de outubro, numa proposta de teatro para toda a família que cruza fantasia, humor e reflexão sobre a importância do pensamento crítico.

2.ª edição do “Alma.da Folk” traz música tradicional e oficinas a Almada

Festival regressa a Almada, com concertos, oficinas e atividades dedicadas à música folk e à valorização das tradições populares.