Semana da Mobilidade fecha o trânsito em Almada Velha por um dia

No próximo domingo, dia 18 de setembro, Almada Velha vai transformar-se num “Bairro Vivo”, num evento que pretende devolver o usufruto das ruas aos moradores.

 

A zona histórica de Almada Velha vai estar encerrada ao trânsito no domingo, dia 18 de setembro, com o objetivo de devolver aos almadenses ruas mais espaçosas e animadas com várias atividades. A iniciativa designa-se “Almada Velha, Bairro Vivo” e insere-se na celebração da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), à qual a Câmara Municipal de Almada (CMA) volta a associar-se.

Nesse dia, os almadenses são convidados a apreciar as suas ruas sem carros e a pensar em “formas mais eficientes e saudáveis de viver, usufruir e planear a cidade com hábitos de mobilidade urbana mais sustentáveis, eficientes e saudáveis”, explica a CMA no seu site.

O trânsito em toda a zona histórica estará encerrado entre as 8h e as 20h, sendo que apenas os moradores poderão circular com veículos motorizados.

- PUBLICIDADE -
referencia

Uma biblioteca de rua, espectáculos musicais, visitas guiadas, oficinas criativas e atividades de bicicleta e desportivas são algumas das diversas iniciativas que vão decorrer durante o dia. Uma edição especial do Almada Green Market, que desta vez terá lugar na rua Capitão Leitão, também faz parte da programação.

Pode consultar aqui o programa completo das atividades que terão lugar em Almada Velha no dia 18 de setembro.

Desta forma, Almada associa-se uma vez mais uma vez à Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre os dias 16 e 22 de setembro e que este ano tem como tema “Melhores Ligações”, de forma a sensibilizar a comunidade para os problemas da mobilidade urbana. A CMA considera que “é fundamental haver uma mudança para comportamentos mais amigos do ambiente”, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar, a redução dos efeitos do aquecimento global, a redução de ruído e a redução dos congestionamentos nas estradas da cidade.

Sob o slogan “Combina e Move-te”, a Semana da Mobilidade procura dar ênfase ao conceito de “multimodalidade”, que consiste na utilização de diferentes meios de transporte na mesma viagem. A ideia promove a utilização de transportes combinados entre si que podem oferecer soluções mais eficientes aos cidadãos. Por exemplo, combinar numa viagem um percurso a pé ou de bicicleta e optar pelo metro para o percurso mais longo.

 

Ruas condicionadas e pedido de dístico para moradores

Apenas os moradores poderão circular de automóvel em toda a zona, devendo para isso solicitar um dístico até 16 de setembro, sexta-feira. O pedido do dístico pode ser feito nesta página do site da CMA ou presencialmente na Junta de Freguesia de Almada, no Centro Municipal de Turismo de Almada e no Posto de Turismo de Cacilhas. As ruas que vão estar condicionadas ao trânsito são as seguintes:

– Rua Leonel Duarte Ferreira – troço entre a Rua Conde Ferreira e a Rua da Cerca, que inclui a Praceta José Maria de Oliveira e a Praceta Vila do Campo de São Paulo;

- PUBLICIDADE -
piaget-MREC

– Rua Visconde de Almeida Garrett – troço entre a Travessa dos Sinos e a Travessa do Campo;

– Rua da Padaria – troço entre a Travessa dos Sinos e a Travessa do Campo;

– Travessa do Campo;

– Rua da Cerca;

– Rua Serpa Pinto e Calçada da Cerca;

– Largo José Alaíz;

– Rua Augusto Maria da Silveira, Largo das Vitimas de 26 de Agosto e Rua Latino Coelho;

– Travessa da Judiaria;

- PUBLICIDADE -
piaget-MREC

– Rua da Judiaria e Rua do Registo Civil;

– Largo da Boca do Vento, descida do Olho de Boi e Rua do Ginjal, até ao Jardim do Rio;

– Avenida Heliodoro Salgado – troço entre a Rua Carvalho Serra e o Largo Luís de Camões;

– Rua D. José de Mascarenhas – troço entre o Largo Luís de Camões e a Rua do Castelo;

– Rua e Travessa Henriques Nogueira;- Largo 1.º de Maio;

– Rua do Castelo e Alameda do Castelo;

– Travessa do Castelo e Rua Rodrigues de Freitas.

 

https://almadense.sapo.pt/mobilidade/carris-metropolitana-divulga-novas-rotas-destinadas-a-servir-as-escolas-de-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
LICENCIATURAS_ALMADENSE_300_600

Últimas

PUBLICIDADE
sons-outono

Mais Notícias

PUBLICIDADE
green-market

Artigos Relacionados

Festival “É Proibido Proibir!” debate humor, jornalismo e liberdade de expressão em Almada

Festival propõe dois dias de reflexão e debate sobre os limites da liberdade de expressão e o papel das opiniões na sociedade.

Espetáculo “Stories4Boyz” traz ao Casino da Trafaria uma reflexão sobre as relações entre pais e filhos

Peça do Prometeu Teatro estreia-se na Trafaria a 23 de outubro, propondo uma reflexão sobre a relação entre pai e filho, os modelos de masculinidade e as desigualdades sociais.

Greve provoca constrangimentos no Metro Sul do Tejo entre 20 e 27 de outubro

A circulação do Metro Sul do Tejo deverá sofrer perturbações entre os dias 20...

Agroparque da Costa da Caparica celebra Dia Mundial da Alimentação

O Agroparque Terras da Costa do Mar, na Costa da Caparica, abre as portas...