Dos Capuchos às Salgas Romanas: Almada celebra o património nas Jornadas Europeias

Almada recebe, entre 18 e 26 de setembro, mais uma edição das Jornadas Europeias do Património, com visitas orientadas, oficinas, cinema e música em vários espaços do concelho

Sob o mote “Reviver, resistir, reinventar”, as Jornadas Europeias do Património regressam a Almada de 18 a 26 de setembro, com um programa dedicado à valorização e salvaguarda do património comum. A iniciativa, promovida em cerca de 50 países pelo Conselho da Europa e pela União Europeia, conta novamente com a participação da Câmara Municipal de Almada.

O programa arranca no dia 18 de setembro, às 21h, no Convento dos Capuchos, com a exibição de “La Traviata”, de Guiseppe Verdi, no âmbito do ciclo de cinema “Ópera na Tela”. A sessão destina-se ao público em geral.

No dia seguinte, 19 de setembro, o Convento dos Capuchos volta a receber atividades. Às 10h, realiza-se a visita orientada “Além do Convento, os Frades Franciscanos e Caparica”, destinada ao público em geral. Já às 21h, o espaço recebe o concerto “José Peixoto & Nuno Cintrão: Guitarras em Diálogo”, para público geral a partir dos seis anos.

Ainda a 19 de setembro, às 15h, o Museu de Almada-Covas de Pão recebe a oficina “Vem Partir a Loiça Toda”, dirigida a famílias com crianças com mais de cinco anos. A atividade propõe uma abordagem criativa à cerâmica.

No dia 21 de setembro, as Reservas do Museu de Almada abrem portas para a visita orientada “O Museu Invisível”, com duas sessões, às 10h30 e às 15h. A iniciativa permite conhecer o trabalho desenvolvido na organização, documentação, estudo e conservação do acervo do Museu de Almada.

- PUBLICIDADE -
referencia

O programa encerra no dia 26 de setembro com várias propostas. Às 11h, a Casa da Cerca recebe a visita orientada “Casa do Jardim”, que recupera a história da antiga quinta de recreio onde hoje funciona o Centro de Arte Contemporânea.

Às 15h, o Museu de Almada-Casa da Cidade recebe “Almaraz: Histórias e Estórias”, uma visita orientada com oficina, enquanto às 16h é a vez do Castelo de Almada receber uma visita orientada dedicada à história e às origens medievais da cidade.

Já às 20h30, as Salgas Romanas de Cacilhas recebem uma visita orientada ao sítio arqueológico, onde será possível conhecer este espaço associado à produção e conservação de preparados de peixe durante a época romana.

Todas as iniciativas são gratuitas e estão sujeitas a inscrição prévia obrigatória, com marcação até 48 horas antes, através do endereço museus.comunica@cm-almada.pt . A exceção é o concerto de José Peixoto e Nuno Cintrão, que tem um custo de 8 euros.

 

Semana Europeia da Mobilidade traz atividades a todo o concelho de Almada

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
LICENCIATURAS_ALMADENSE_300_600

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
jantar_cinema_almadense-300x600px

Artigos Relacionados

Festival “É Proibido Proibir!” debate humor, jornalismo e liberdade de expressão em Almada

Festival propõe dois dias de reflexão e debate sobre os limites da liberdade de expressão e o papel das opiniões na sociedade.

Espetáculo “Stories4Boyz” traz ao Casino da Trafaria uma reflexão sobre as relações entre pais e filhos

Peça do Prometeu Teatro estreia-se na Trafaria a 23 de outubro, propondo uma reflexão sobre a relação entre pai e filho, os modelos de masculinidade e as desigualdades sociais.

Greve provoca constrangimentos no Metro Sul do Tejo entre 20 e 27 de outubro

A circulação do Metro Sul do Tejo deverá sofrer perturbações entre os dias 20...

Agroparque da Costa da Caparica celebra Dia Mundial da Alimentação

O Agroparque Terras da Costa do Mar, na Costa da Caparica, abre as portas...