Ataque informático: Hospital Garcia da Orta continua “em situação de contingência”

Unidade de saúde de Almada apelou hoje aos utentes para levarem toda a documentação disponível em papel.

 

O Hospital Garcia da Orta (HGO) mantém-se condicionado após o ataque informático de que foi alvo na semana passada. Com os serviços em contingência, o hospital de Almada apelou hoje aos utentes para que tragam toda a documentação disponível em papel.

“Em qualquer visita ao HGO deve trazer sempre toda a informação clínica de que disponha relacionada com a situação que motiva a sua deslocação ao hospital”, pode ler-se num comunicado publicado na rede social Facebook.

Entre os documentos pedidos estão: meios complementares de diagnóstico e terapêutica (como exames e análises), listas de medicamentos prescritos e relatórios recentes/exames (ou cópia do original), na posse do utente.

- PUBLICIDADE -
LICENCIATURAS_ALMADENSE_300_250

O Hospital ativou o plano de contingência na madrugada do passado dia 26 de abril, tendo informado no dia 28 que esperava restabelecer a normalidade nos dias seguintes.

Ainda de acordo com a informação divulgada pelo HGO, a rede informática do hospital não estará a ser partilhada com qualquer outra unidade de saúde.  também assegurou que, até ao momento, não existe evidência de que os dados dos utentes estejam comprometidos.

No dia do ataque, os piratas responsáveis realizaram um pedido de resgate financeiro (pago em bitcoins) para que o Hospital voltasse a aceder aos dados. A Polícia Judiciária e o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) foram alertados, tendo informado que estão a acompanhar a situação.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/hospital-garcia-de-orta-apresenta-plano-de-expansao-no-valor-de-52-milhoes-de-euros/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
cova-outubro

Últimas

PUBLICIDADE
sons-outono

Mais Notícias

PUBLICIDADE
jantar_cinema_almadense-300x600px

Artigos Relacionados

Espetáculo “Stories4Boyz” traz ao Casino da Trafaria uma reflexão sobre as relações entre pais e filhos

Peça do Prometeu Teatro estreia-se na Trafaria a 23 de outubro, propondo uma reflexão sobre a relação entre pai e filho, os modelos de masculinidade e as desigualdades sociais.

Agroparque da Costa da Caparica celebra Dia Mundial da Alimentação

O Agroparque Terras da Costa do Mar, na Costa da Caparica, abre as portas...

Criadas 935 novas empresas em Almada em 2025, menos 1,9% do que em 2024

Constituição de empresas no concelho continua, ainda assim, a superar os encerramentos.

Anabela e Anjos juntam-se em Almada para concerto solidário a favor da APAV

Em Almada, a música vai subir ao palco por uma causa solidária. No próximo...