Almada mantém taxa de IMI em 2021

Município decidiu manter inalterada a taxa de IMI que tem vindo a ser aplicada aos proprietários nos últimos anos. 

 

A Câmara Municipal de Almada vai manter inalterada a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no ano de 2021. Desta forma, os detentores de propriedade no concelho de Almada continuarão a pagar anualmente uma taxa de 0,36%.

Frisando que a receita do IMI “não tem aumentado” nos últimos anos, a presidente da Câmara, Inês de Medeiros, defendeu a necessidade de manter a taxa atual devido ao facto desta ser uma “fonte de receita muito importante para o financiamento municipal”.

A opção foi aprovada esta quarta-feira, dia 2 de dezembro, na reunião de Câmara onde foi também apresentadas as linhas gerais do Orçamento do município para 2021. A proposta contou com os votos favoráveis dos representantes do PS e do PSD (que compõem a maioria do Executivo camarário) e com os votos contra dos vereadores da CDU e do Bloco de Esquerda, que propuseram baixar para 0,35% a taxa de IMI.

- PUBLICIDADE -
referencia

Os restantes pontos relativos ao imposto sobre os imóveis foram aprovados por unanimidade, nomeadamente a aplicação de uma isenção por um período de cinco anos para os prédios localizados em Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) que tenham sido objeto de reabilitação; ou a manutenção do agravamento da taxa para o triplo nos casos dos prédios que se encontrem devolutos há mais de um ano e nos casos de habitações em ruínas.

Foi aprovada ainda uma redução de 70 euros para os agregados familiares cuja composição integre três ou mais dependentes e a isenção de IMI para as coletividades de recreio, ONGs e outro tipo de associações não lucrativas.

 

Município reduz participação de IRS e mantém isenções na derrama

Quem for residente fiscal em Almada e pagar IRS irá beneficiar em 2021 de uma redução fiscal, através de uma nova redução de 0,5% da participação municipal no imposto. No conjunto do atual mandato, a participação foi reduzida de 5% para 3,5%, o que vai ao encontro dos compromissos assumidos tanto pelo PS como pelo PSD nas últimas eleições autárquicas.

Quanto à derrama paga pelas empresas, mantêm-se em 2021 os incentivos aprovados no ano passado, nomeadamente a isenção para as empresas cujo volume de negócios não tenha ultrapassado os 150 mil euros em 2020 e para as empresas que se tenham instalado no concelho durante o ano de 2020, tenham criado e mantenham um mínimo de cinco novos postos de trabalho. Já as empresas que se tenham instalado em Almada nas áreas das indústrias criativas, tecnologias da informação, comunicação, electrónica e turismo, também terão isenção durante cinco anos.

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
cova-outubro

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE
jantar_cinema_almadense-300x600px

Artigos Relacionados

Espetáculo “Stories4Boyz” traz ao Casino da Trafaria uma reflexão sobre as relações entre pais e filhos

Peça do Prometeu Teatro estreia-se na Trafaria a 23 de outubro, propondo uma reflexão sobre a relação entre pai e filho, os modelos de masculinidade e as desigualdades sociais.

Greve provoca constrangimentos no Metro Sul do Tejo entre 20 e 27 de outubro

A circulação do Metro Sul do Tejo deverá sofrer perturbações entre os dias 20...

Agroparque da Costa da Caparica celebra Dia Mundial da Alimentação

O Agroparque Terras da Costa do Mar, na Costa da Caparica, abre as portas...

Criadas 935 novas empresas em Almada em 2025, menos 1,9% do que em 2024

Constituição de empresas no concelho continua, ainda assim, a superar os encerramentos.