Mostra de Cinema Brasileiro regressa a Almada para 20.ª edição

O Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça recebe, entre 21 e 31 de julho, a 20.ª Mostra de Cinema Brasileiro, com clássicos restaurados, filmes contemporâneos e entrada gratuita.

O Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça volta a ser palco da Mostra de Cinema Brasileiro, que celebra este ano a sua 20.ª edição com uma programação que reúne obras marcantes da cinematografia brasileira, produções contemporâneas de destaque internacional e um momento musical dedicado à cultura do país. O evento decorre entre os dias 21 e 31 de julho, com entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete.

A programação arranca no dia 21 de julho, às 21h, com a exibição do clássico restaurado “Bye Bye Brasil”, realizado por Cacá Diegues. No dia seguinte, 22 de julho, também às 21h, é exibido “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, uma das produções brasileiras contemporâneas de maior destaque internacional.

No dia 23 de julho, às 21h, o cinema dá lugar à música com o espetáculo BRAS•LIA [em trânsito] – Ciclo Internacional de Música Brasileira, protagonizado por Oswaldo Amorim & Convidados, que apresentam um concerto dedicado à bossa jazz.

As sessões de cinema regressam no dia 24 de julho, às 21h, com “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral, seguindo-se, no dia 25 de julho, também às 21h, “Pixote – A Lei do Mais Fraco”, realizado por Hector Babenco, outro dos grandes clássicos do cinema brasileiro agora apresentado em versão restaurada.

Depois de uma pausa de dois dias, a mostra retoma a 28 de julho, às 21h, com “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro. No dia 29 de julho, à mesma hora, é exibido “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, uma das obras mais emblemáticas do Cinema Novo brasileiro. Já a 30 de julho, também às 21h, sobe ao ecrã “Os Enforcados”, thriller realizado por Fernando Coimbra.

- PUBLICIDADE -
referencia

O encerramento da mostra, marcado para 31 de julho, às 21h, será assinalado com a antestreia de “Cinco da Tarde”, de Eduardo Nunes, um drama luso-brasileiro que acompanha a história de Anabel, uma jovem de 19 anos que, após a morte da avó, inicia um percurso de descoberta pessoal através de uma amizade inesperada.

Segundo a Câmara Municipal de Almada, esta edição pretende proporcionar “uma viagem por diferentes olhares sobre o Brasil, a sua sociedade, cultura e imaginário cinematográfico”, promovendo o encontro entre diferentes gerações, linguagens e sensibilidades artísticas. A autarquia destaca ainda que a mostra celebra “a memória, a reinvenção e a permanente atualidade” do cinema brasileiro.

As sessões de cinema são gratuitas e decorrem às 21h, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, mediante levantamento prévio de bilhete na bilheteira do espaço ou através da plataforma BOL. Quanto ao concerto de música brasileira, tem um custo de 10 euros, e os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do auditório.

 

Casa da Cerca em Almada inaugura quatro exposições de arte contemporânea

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
cova-outubro

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE
green-market

Artigos Relacionados

Cloning Sessions regressam a Almada com três bandas de rock independente

As Cloning Sessions regressam a Almada no próximo sábado, dia 25 de outubro, com...

Festival “É Proibido Proibir!” debate humor, jornalismo e liberdade de expressão em Almada

Festival propõe dois dias de reflexão e debate sobre os limites da liberdade de expressão e o papel das opiniões na sociedade.

Espetáculo “Stories4Boyz” traz ao Casino da Trafaria uma reflexão sobre as relações entre pais e filhos

Peça do Prometeu Teatro estreia-se na Trafaria a 23 de outubro, propondo uma reflexão sobre a relação entre pai e filho, os modelos de masculinidade e as desigualdades sociais.

D. Quixote chega ao palco do Teatro Joaquim Benite em Almada

O espetáculo “O Cavaleiro da Triste Figura” sobe ao palco nos dias 17 e 18 de outubro, numa proposta de teatro para toda a família que cruza fantasia, humor e reflexão sobre a importância do pensamento crítico.