Ginecologia do Hospital Garcia de Orta estreia-se na cirurgia robótica

De acordo com a ULSAS, a cirurgia robótica oferece benefícios como recuperação mais rápida e menos dor após a operação. Reduz ainda o tempo de internamento e o risco de complicações ou infeções hospitalares.

 

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) realizou, recentemente, as suas primeiras cirurgias com recurso a tecnologia robótica. As intervenções, realizadas no Hospital Garcia de Orta, consistiram em duas histerectomias com anexectomia, uma motivada por risco oncológico e outra relacionada com uma patologia benigna do endométrio, marcando o início desta nova valência na especialidade. Estão ainda previstas mais quatro cirurgias até ao final do mês de julho.

Segundo comunicado emitido pela unidade de saúde, os resultados iniciais são promissores. “Correu muito bem, as senhoras tiveram alta no dia seguinte. A capacidade visual do robot é impressionante e o acesso aos espaços anatómicos também é superior, o que resulta numa maior precisão do movimento”, afirmou Berta Lopez, ginecologista da ULSAS, que participou nos dois procedimentos juntamente com as especialistas Inês Neves Gomes e Vera Sousa, além das equipas de anestesiologia e enfermagem.

“O facto das enfermeiras instrumentistas do bloco já estarem treinadas também contribuiu para o sucesso das cirurgias”, acrescentou a profissional.

As intervenções contaram com a colaboração de Henrique Nabais, especialista da Fundação Champalimaud, que contribuiu para garantir “os mais elevados padrões de exigência e qualidade”, sublinhou a ULSAS.

- PUBLICIDADE -
LICENCIATURAS_ALMADENSE_300_250

De acordo com a unidade de saúde, a cirurgia robótica traz benefícios para as utentes, garantindo nomeadamente uma recuperação mais rápida, menor dor no pós-operatório, internamentos mais curtos e um risco reduzido de complicações e infeções hospitalares.

Do ponto de vista dos profissionais, esta nova etapa também representa um avanço significativo. “É o completar do percurso cirúrgico. Comecei a trabalhar com cirurgia convencional, e depois laparoscópica, onde já sou diferenciada. Este é um passo mais além”, refere Berta Lopez.

Para Pedro Correia Azevedo, presidente do Conselho de Administração da ULSAS, este marco representa um investimento no futuro dos cuidados de saúde na região: “O arranque da cirurgia robótica na área da Ginecologia representa uma inovação extraordinariamente importante para as utentes que servimos e também para os nossos profissionais, na medida em que contribui para o seu crescimento. Depois da Urologia, da Cirurgia Geral e da ORL, a ULSAS presta agora cuidados de saúde de última geração também na Ginecologia”, referiu o responsável, citado em comunicado.

O sistema robótico da Vinci Xi, instalado em outubro de 2024, resultou de um investimento de 1,9 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa NextGenerationEU. Após a formação das equipas, a cirurgia robótica arrancou no final de fevereiro, começando pelas especialidades de Cirurgia Geral e Urologia, seguindo-se a ORL e, agora, a Ginecologia.

Só em setembro as urgências de obstetrícia funcionarão em pleno no Hospital Garcia de Orta

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
cova-outubro

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE
green-market

Artigos Relacionados

Agroparque da Costa da Caparica celebra Dia Mundial da Alimentação

O Agroparque Terras da Costa do Mar, na Costa da Caparica, abre as portas...

Criadas 935 novas empresas em Almada em 2025, menos 1,9% do que em 2024

Constituição de empresas no concelho continua, ainda assim, a superar os encerramentos.

Anabela e Anjos juntam-se em Almada para concerto solidário a favor da APAV

Em Almada, a música vai subir ao palco por uma causa solidária. No próximo...

Primeira edição do “Mercado na Praça” anima Almada com música e gastronomia

Ao longo de quatro dias, o evento junta música ao vivo, gastronomia e produtos regionais, numa iniciativa que pretende dinamizar o centro da cidade.